quinta-feira, 13 de março de 2014

CNPq aprova projeto do ICA/UFMG para o apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar nos Territórios da Cidadania

CNPq aprova projeto do ICA/UFMG para o apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar nos Territórios da Cidadania. Desde 2002 o governo brasileiro vem investindo nos territórios rurais. Estes Territórios são constituídos por grupos de municípios de características históricas, sociais e econômicas semelhantes, e são geridos por comissões em que há participação igualitária do setor público e da sociedade civil. Em Minas Gerais foram constituídos 12 Territórios, apoiados principalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, que tem feito esforços para integrar os Territórios com as instituições de ensino que existem nas suas proximidades.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, num edital proposto em conjunto com o MDA, aprovou recentemente um projeto de pesquisa e extensão liderado pelo ICA/UFMG para atuação nos Territórios da Serra do Brigadeiro, Alto Suaçuí Grande, Rio Doce, São Mateus, Mucuri, Alto,Médio e Baixo Jequitinhonha. O projeto abrange 8 Territórios, conta com 33 bolsas, sendo 25 delas para profissionais graduados, mestres e doutores, um orçamento de 2,8 milhões de reais e duração de 3 anos. O projeto será coordenado pelo professor Eduardo Magalhães Ribeiro, docente do ICA/UFMG e pesquisador bolsista do CNPq. Além disso, conta com a participação de 15 professores da UFMG, estudantes e profissionais do Núcleo PPJ e docentes do IFNM, IFSM, Unimontes e UFVJM.

Desde 2002 o governo brasileiro vem investindo nos territórios rurais. Estes Territórios são constituídos por grupos de municípios de características históricas, sociais e econômicas semelhantes, e são geridos por comissões em que há participação igualitária do setor público e da sociedade civil. Em Minas Gerais foram constituídos 12 Territórios, apoiados principalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, que tem feito esforços para integrar os Territórios com as instituições de ensino que existem nas suas proximidades.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, num edital proposto em conjunto com o MDA, aprovou recentemente um projeto de pesquisa e extensão liderado pelo ICA/UFMG para atuação nos Territórios da Serra do Brigadeiro, Alto Suaçuí Grande, Rio Doce, São Mateus, Mucuri, Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. O projeto abrange 8 Territórios, conta com 33 bolsas, sendo 25 delas para profissionais graduados, mestres e doutores, um orçamento de 2,8 milhões de reais e duração de 3 anos.


Fonte: ICA/UFMG

Nenhum comentário: