Apresentação


           O Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) faz parte da estratégia de Polos de Inovação da Rede de Inovação Tecnológica, um dos Projetos Estruturadores do Governo de Minas Gerais, executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES). 
             
           Os Polos de Inovação, em conformidade com a SECTES, surgiram da necessidade de acelerar o processo de desenvolvimento de regiões economicamente frágeis, incluídas na área da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (SEDINOR), sucessora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (SEDVAN), e objetivam concentrar competências para realizar atividades que modifiquem a dinâmica de desenvolvimento. Nesta concepção, estão incluídos estudos técnicos e socioeconômicos, pesquisas, desenvolvimento e inovação tecnológica e capacitação de recursos humanos.

 É neste contexto que, a partir de uma demanda do Governo de Minas Gerais e associando os interesses das Secretarias supracitadas, foi elaborado pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) o projeto de implantação do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido, cuja área de abrangência contempla 188 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Norte de Minas e Região Central de Minas Gerais, onde em sua maioria apresenta baixos indicadores socioeconômicos. Este projeto conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), e tem como instituição gestora dos recursos a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (FADENOR). 

A implantação do Projeto Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) ganha relevância no sentido de estimular estudos e análises da realidade regional, ampliando os pressupostos teóricos já existentes e, simultaneamente, construindo e divulgando novos referenciais.  A sua concepção é a de ser um Centro de pesquisas, inovação e desenvolvimento do semiárido mineiro, articulando a produção e o arranjo de conhecimento, promovendo a gestão compartilhada de tecnologias e capacitação técnica, numa estrutura em rede, capaz de fomentar o salto necessário ao desenvolvimento sustentável da região. 

Em sua primeira fase de trabalho, no período de 26 de novembro de 2008 a 26 de outubro de 2011, destacaram-se as primeiras ações para estruturação e consolidação do CECS. A partir de 01 de fevereiro de 2012, na segunda fase do projeto, os trabalhos têm sido norteados para a estruturação definitiva do CECS e a continuidade das ações de estruturação e sistematização dos conhecimentos em diversos campos de interesse para a região semiárida de Minas Gerais e em seu entorno.