terça-feira, 15 de julho de 2014

Tratamento de sementes garante maior sanidade de plântulas

O Tratamento de sementes é a aplicação de processos e substâncias que preservem ou aperfeiçoem o desempenho das sementes, permitindo que as culturas expressem todo seu potencial genético

Inclui a aplicação de defensivos (fungicidas, inseticidas), produtos biológicos, inoculantes, estimulantes, micronutrientes, etc. ou a submissão a tratamento térmico ou outros processos físicos. No sentido mais restrito, refere-se à aplicação de produtos químicos eficientes contra fitopatógenos.

Em mais um Momento Phytus publicado no Clube Phytus, a pesquisadora Dra. Caroline Gulart fala dos objetivos do tratamento de sementes e dos resultados obtidos no estande. Segundo Caroline, um dos objetivos é impedir a transmissibilidade de patógenos com a utilização de produtos com efeito fisiológico, também chamado de efeito verde. “Isso vai gerar um impacto na velocidade de emergência e quanto mais rápido a planta emergir, mas ela vai escapar dos patógenos presentes no solo na fase inicial, que é a mais suscetível ao ataque de patógenos”, ressalta a pesquisadora.

Existem dados que comprovam a eficiência do tratamento de sementes. De acordo com Caroline, “em alguns casos, mesmo não alcançando altos valores de controle (>80%), alguns produtos reduzem a incidência e/ou a severidade das doenças transmitidas por sementes em mais de 60%”.

“Se considerarmos o tratamento de sementes no contexto de manejo integrado, um controle desta magnitude, pode ser de grande valia para redução do inóculo inicial de algumas doenças que, mais tarde, serão controladas também pelas aplicações de fungicidas em parte aérea”, conclui.

Para assistir ao vídeo, basta acessá-lo gratuitamente através do link http://goo.gl/qTB5dU disponível no Clube Phytus.

FONTE: Portal do Agronegócio

Nenhum comentário: