quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Arqueologia, Cultura e História do Norte de Minas são destaques no Museu Regional

Objetos utilizados pelos tropeiros ajudam a explicar a ocupação do Norte de Minas (fotos: Solon Queiroz)
 
Aspectos arqueológicos, culturais, históricos, literários e naturais, além da culinária e do artesanato regional estão expostos no Museu Regional do Norte de Minas, inaugurado na noite dessa terça-feira (30/9), no antigo Casarão da Fafil. O espaço também é dotado de equipamentos multimídia, com exibição de vídeos sobre a história dos municípios norte-mineiros.

A diretora do museu, Raiana Maciel Librelon, explica que está em funcionamento o serviço de visitas guiadas feito por treze acadêmicos do curso de História da Unimontes que atuam como monitores. O agendamento das visitas para escolas públicas e particulares deve ser feito com antecedência.

O acervo do museu foi dividido em quatro espaços temáticos: “Sala do Meio Ambiente”, com painéis de fotos e vitrines expositoras com sementes de espécies vegetais do cerrado norte-mineiro como ipê, aroeira, garopa, fava danta, cagaita, mutamba e coco macaúba; “Sala da Ocupação da região do Norte de Minas”, também com painéis, que exibem imagens de sítios arqueológicos e mostra de artefatos do período pré-histórico como machadinhas e instrumentos de corte.
Há, também, a “Sala do Desenvolvimento de Montes Claros” é dotada de painéis com fotos e a exposição de utilitários, como selas, panelas, arreios e outros artefatos usados pelos antigos tropeiros. Na sala “Saberes e Fazeres e Celebrações” estão os painéis com fotos, material de artesanato, estandartes e vestimentas dos dançantes das Festas de Agosto de Montes Claros, com catopés, marujos e caboclinhos.

No espaço multimídia, segundo explica a curadora do museu, professora Marta Verônica Vasconcelos Leite, os usuários podem obter informações e assistir vídeos sobre a cultura e a historia dos municípios norte-mineiros. No andar superior, há duas exposições artísticas: a “Eco Art”, de artistas da América Latina, e a Mostra de Artista
s Norte-mineiros, com telas de nomes como Yara Tupinambá, Konstantin Christoff, Godofredo Guedes e Felicidade Patrocínio, dentre outros.


Fonte: Unimontes

Nenhum comentário: