quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sedru insere a Unimontes na discussão de políticas públicas de desenvolvimento regional

(foto: Alex Sezko)
A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) será interlocutora junto ao Governo do Estado para que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) esteja inserida em projetos permanentes para a elaboração das políticas públicas em Minas Gerais. Dentre os temas previamente definidos para esta ação conjunta estão: controle e tratamento dos resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável, acesso ao saneamento básico, uso de solo e a adoção de planos diretores.

A proposta foi apresentada pelo próprio secretário da Sedru, Luiz Tadeu Martins Leite, em visita ao campus-sede da Unimontes ao final da tarde dessa sexta-feira (23/01). Em encontro com o reitor João dos Reis Canela, ele ressaltou que o novo Governo do Estado reconhece a importância estratégica da Universidade, de forma que a instituição faça parte das discussões de análise e diagnóstico das ações estruturantes para o Norte de Minas.

CONTRIBUIÇÕES

"Para o governador Fernando Pimentel, a Unimontes é imprescindível neste contexto: de contribuir para a melhoria da qualidade de vida com ações de desenvolvimento da região norte-mineira. E nunca é demais dizer que a Unimontes não tem bandeira partidária”, disse Tadeu Martins.

O secretário da Sedru lembrou, ainda, que está em tramitação o projeto de lei complementar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que propõe a criação da Região de Metropolitana de Montes Claros, que seria a terceira no Estado (já existem as de Belo Horizonte e de Ipatinga). “Se visualizarmos a aprovação desta proposta, como geradora de conhecimento a Unimontes estará inserida nas discussões acerca do projeto de lei, a começar pelas análises técnicas e os diagnósticos da viabilidade de desenvolvimento da região no entorno de Montes Claros em todos os aspectos”, finalizou.

O reitor da Unimontes, professor João Canela, reforçou o compromisso que a instituição tem com o desenvolvimento regional, sobretudo com este aval da Sedru. “Todas as parcerias são bem vindas e reiteramos a nossa disposição como Universidade de integração regional em ser agente nas transformações em benefício para o Norte de Minas”, pontuou. Ele esteve acompanhado pelos pró-reitores (Ensino, Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Planejamento, Gestão de Finanças), diretores do Hospital Universitário Clemente de Faria e da área de Tecnologia da Informação (DTI).


Fonte: Unimontes

Nenhum comentário: