quarta-feira, 17 de junho de 2015

Seca já castiga 103 municípios, 70 no Norte de Minas


Subiu para 103 o número de municípios com decretos de situação de emergência na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) por causa da seca. Destes, três foram formalizados no ano passado e 100 neste ano. A grande maioria é do Norte de Minas: 70. Dos últimos 30 entes municipais que decretaram situação de anormalidade, 27 são da região. Alguns decretos perderam validade neste mês, entre eles o de Montes Claros, venceu no último dia 6/6, mas o município poderá dar entrada com novo documento por causa do agravamento da estiagem. Antes, o Governo de Minas lançará em Montes Claros, na próxima quinta-feira (18/6), suas ações de combate aos efeitos da seca.
 
A apresentação do plano, que será a partir das 8h30, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira de Sudene (Amams), com a presença do chefe do Gabinete Militar do Governador e titular da Cedec/MG, Coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes, que será recepcionado pelo residente da Amams e prefeito de Capitão Enéas, César Emílio Lopes Oliveira. O evento contará com uma apresentação do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) sobre “Previsão Climatológica” e do site do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS), além de pronunciamentos de lideranças estaduais e regionais.
 
Após quatro meses de dadivosas chuvas, o Norte de Minas deve se preparar para momentos complicados a partir de agora, já que não previsão de chuvas para a região nos próximos três a quatro meses, correspondentes ao período seco. No primeiro semestre, à exceção de janeiro, as precipitações pluviométricas foram dentro ou próximas das médias históricas em fevereiro, março, abril e maio. Mas, como já era esperado, junho começou muito quente e com baixa umidade relativa do ar durante o dia, com períodos de frio à noite.
 
Para os próximos dias, previsão é de predomínio de sol, apenas com variação de poucas nuvens. No período, a temperatura máxima deverá variar entre 29ºC e 31ºC e a mínima entre 13ºC, mas com sensação térmica de 12ºC, e 18ºC. Já a umidade relativa do ar deverá oscilar dos críticos 22% a 84%. Nos próximos dias, o Sol deverá surgir entre 7h23 e 7h25 e se pôr entre 18h26 e 18h27.
 
EMERGÊNCIA
 
De acordo com boletim divulgado nessa quarta-feira (10/6) pela Cedec/MG, 103 municípios estavam com decretos de situação de emergência até ontem, 100 dos quais com entrada neste ano. Já os 70 municípios do extremo Norte de Minas em situação em anormalidade por causa da seca, até essa quarta-feira, eram os seguintes: Vargem Grande do Rio Pardo (2014), Mato Verde, Brasília de Minas, Mamonas, Nova Porteirinha, São Francisco, Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú, Luislândia, Riacho dos Machados, São Romão, Lontra, Capitão Enéas, Padre Carvalho, Taiobeiras, Montalvânia, Lassance, Porteirinha, São João do Paraíso, Claro dos Poções, Cristália, Pedras de Maria da Cruz, Matias Cardoso, Urucuia, Jaíba, Grão-Mogol, Ninheira, Janaúba, Itacambira, Engenheiro Navarro, Jequitaí, Salinas, Manga, Novorizonte, Várzea da Palma, Divisa Alegre, Santo Antônio do Retiro, Buenópolis, Catuti, Itacarambi, Icaraí de Minas, Pai Pedro, Lagoa dos Patos, Campo Azul, Buritizeiro, Espinosa, Juramento, Mirabela, Patis, Miravânia, Berizal, Pintópolis, Verdelândia, Rubelita, Monte Azul, Glaucilândia, Guaraciama, Bocaiúva, São João do Pacuí, Gameleiras, Francisco Sá, Ubaí, Francisco Dumont, Varzelândia, Januária, Olhos D'Água, Juvenília, Joaquim Felício e São João da Ponte.




Nenhum comentário: