segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sudene garante semiárido e escritório

A inclusão dos 55 municípios do Grande Norte de Minas no semiárido brasileiro e a reativação do escritório da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) devem se tornar realidade em curto espaço de tempo. Pelo menos, foi o que deixou claro o superintendente da Sudene, João Paulo Lima, ao presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), César Emílio Lopes Oliveira, prefeito de Capitão Enéas, pelo PT, durante audiência ocorrida nessa terça-feira, no escritório da autarquia, em Brasília.
Durante a reunião, o superintendente garantiu ao presidente da Amams e aos representantes da Sedinor, Davidson Dantas; e da Adenor, Márcia Versiane, que já enviou para área técnica o projeto de reativação do escritório da autarquia, em Minas Gerais.

Sobre a inclusão dos 55 municípios do Norte de Minas no semiárido brasileiro, o superintendente da Sudene se comprometeu em colocar na pauta, na próxima reunião do Conselho Deliberativo (Condel) - o órgão máximo de articulação e decisões estratégicas da autarquia, responsável, além de outras atribuições, pelo estabelecimento de diretrizes e prioridades para o desenvolvimento de sua área de atuação.

A diretoria da Amams conseguiu, ainda, junto à Sudene, a realização de dois seminários, na sede da entidade, em Montes Claros, ainda neste ano, como parte das ações da autarquia no Nordeste e Norte de Minas; Energia Renovável - Os Desafios e as Dificuldades da Matriz Energética Regional; e a Apresentação de Políticas Públicas, com treinamento técnico dos gestores.

O presidente da Amams saiu confiante da reunião com o superintendente da Sudene. “Mostramos ao superintendente da Sudene que as dificuldades que o Nordeste enfrenta são as mesmas na parte Norte do Estado de Minas Gerais e, por isso, cobramos tratamento igual e diferenciado. Informamos que apesar da seca que assola a nossa região, ela tem potencial muito grande e se houver iniciativas por parte do Governo, através dos seus ministérios e secretarias, em pouco tempo mudaremos esta realidade”, comentou. César Emílio disse ainda, que a reunião foi importante, pois reaproxima o Norte de Minas da Sudene e poderá gerar futuramente grandes investimentos aos municípios da região.


Fonte: Jornal de Noticias


Nenhum comentário: