terça-feira, 5 de setembro de 2017

IMA exporta tecnologia para o controle de agrotóxicos na lavoura e no comércio

O analista de sistemas do IMA, Bruno Câmara, foi o responsável pela criação do Sicca. Ele explica que o sistema faz todo o mapeamento do uso de agrotóxicos em todo o estado. "Cada agrotóxico tem uma classe toxicológica e o mapeamento tem a função de controlar as classes certas para as determinadas culturas, preservando o meio ambiente", explica.O Sicca permite que os dados da rota comercial do agrotóxico do comércio ao campo sejam rastreados. Permite verificar, também, se o produtor rural está comprando o item correto para sua lavoura.

"O Sicca melhorou muito a rotina do fiscal agropecuário na medida em que ele não precisa mais se locomover até os estabelecimentos para consultar a movimentação dos produtos agrotóxicos, tendo total controle dos estoques por meio da plataforma digital. Ou seja, com o sistema é possível identificar com mais precisão a gestão de vendas desses estabelecimentos e as compras realizadas pelos produtores, possibilitando identificar possíveis infrações", argumenta Câmara.

Homenagem

A cessão dos dois softwares rendeu ao IMA uma homenagem do Governo do Acre pela colaboração técnica e logística para o desenvolvimento de atividades de defesa agropecuária. O governador do Acre, Tião Viana, e o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), Ronaldo Sobrinho, parabenizaram o IMA pelo trabalho e concederam placa de reconhecimento e colaboração pelas atividades desenvolvidas em prol da defesa agropecuária brasileira.

A homenagem aconteceu no final de julho, durante a realização do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). O diretor-geral do IMA, Marcílio de Sousa Magalhães, acredita que o reconhecimento do Governo do Acre reafirma o IMA como órgão de referência nacional no âmbito da defesa agropecuária. "Esse reconhecimento também mostra que as novas tecnologias estão contribuindo, cada vez mais, para o bom desempenho das atividades relacionadas ao agronegócio”, diz.

Referência
 
Os sistemas desenvolvidos pelo IMA foram apresentados no Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (Enfisa) em 2014, quando diversos órgãos de defesa agropecuária do país se interessaram por implantar os softwares. Este ano, o IMA deu início à implantação no Acre, o primeiro estado contemplado com as novas tecnologias. Os sistemas já são referência de qualidade na área e a expectativa é que os softwares criados pelo IMA sejam adotados por outros órgãos de defesa agropecuária do país.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário: