sexta-feira, 13 de junho de 2014

Desenvolvimento do Semiárido mineiro foi tema de seminário

Ampliar o acesso às políticas públicas para população, em especial para a agricultura familiar do semiárido. Este foi o objetivo do seminário Desenvolvimento do Semiárido mineiro, realizado no dia 10 de junho pela Prefeitura de Salinas, Minas Gerais, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Os organizadores do evento assinalam que propostas desenvolvidas em territórios fortalecem a microrregião a partir de ações específicas, que levam em conta as diversidades e necessidades locais. Assim, a programação do seminário debate vários temas, com foco nas especificidades da região.

Com público esperado de 350 participantes, o seminário contará com a presença de prefeitos e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado, dos governos estadual e federal (MDA e MDS), além de organizações que trabalham com agricultura familiar e atuam no nordeste de Minas Gerais. A região nordeste do estado abrange em torno de 60 municípios, com cerca de 60 mil agricultores.

“O evento vai discutir a capacidade da agricultura familiar na estratégia de desenvolvimento local”, afirma o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Argileu Martins Silva, que ministra palestra, às 10h, sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar.

“Vamos apresentar as políticas públicas governamentais direcionadas para o rural e a capacidade dessas políticas de dinamizar a economia local, gerar renda e potencializar os recursos da agricultura familiar”, adianta o diretor do Dater.

Serão discutidas, no encontro, as demandas e realidades dos municípios e ações que levem à valorização dos agricultores familiares; a modernização da produção e da organização produtiva; a qualificação da gestão; a diversificação das atividades agropecuária; a agregação de valor aos produtos; o acesso aos mercados institucionais e diferenciados, irrigação e crédito.

Nenhum comentário: