sexta-feira, 13 de junho de 2014

Emater destaca trabalhos na área ambiental em várias regiões de Minas

Foi comemorado nesta sexta-feira, dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pelas Nações Unidas para estimular a ação e conscientização global a favor da natureza. E como não poderia deixar de ser, aproveitamos a oportunidade para falar dos trabalhos mais marcantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), na área ambiental.
Ao longo dos anos, a empresa pública do estado vem aliando técnicas de extensão rural com a educação ambiental nos projetos e ações implantadas nas diversas regiões do território de Minas. Assim, mesmo sendo prioritariamente destinados ao atendimento das necessidades e demandas sociais da agricultura familiar, vários desses projetos extrapolam o cunho social e cumprem também um papel de preservação e conservação do meio ambiente, no meio rural.
Um bom exemplo desse tipo de trabalho vem do Projeto Jaíba, no município do mesmo nome, no Norte mineiro. Lá a Emater-MG atua junto aos mais de dois mil agricultores familiares, atendidos pelas miniestações de tratamento de água (ETAs). Embora as ETAs sejam projetos da Codevasf e Ruralminas, e empresa de extensão rural participa da gestão. Os extensionistas da Emater-MG mobilizam e orientam esses produtores familiares, chamando a atenção para os cuidados no uso da água potável, obtida por meio dessas estações. Também ensinam a utilização correta da água dos canais de irrigação, que regam as lavouras locais.

“Antes das ETAs, os agricultores pegavam a água dos canais para uso pessoal e não sabiam dos cuidados necessários para a conservação dela, contaminando os mananciais com sabão, agrotóxicos e outros poluentes”, relata a técnica Bem-estar Social da Emater-MG local, Maria Adelci de souza. Ela, que participou da equipe técnica de atendimento a esses usuários das estações, e ainda atua nas ações rotineiras de educação ambiental da empresa, explica que, com a implantação dessas unidades de tratamento, a Emater-MG passou a realizar um trabalho intenso de educação ambiental. “Foi feito um trabalho de conscientização dos cuidados para a preservação de toda a água utilizada nas glebas destinadas à agricultura familiar, seja a dos canais ou das ETAs”, explica.

Ainda segundo a extensionista, a Emater-MG passou a orientar sobre o uso dos produtos destinados ao tratamento da água das estações; o armazenamento correto desses produtos; o recolhimento do lixo; o aproveitamento de garrafas pets em artesanato e muitas outras ações afins. Atualmente estão em operação 254 unidades de tratamento de água para garantir o abastecimento de água potável aos agricultores familiares do Jaíba. Cada ETA é utilizada por oito famílias em média, de acordo cálculo divulgado pelo gerente de divisão da Emater-MG do Projeto Jaíba, Geraldo Ricardo Neri Pinto.

Fonte: EMATER

Nenhum comentário: