segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Agroecologia é alternativa para aumento na produção e na renda

Um dos principais preceitos da agroecologia e do cultivo orgânico é a necessidade de se ampliar a produção de alimentos sem provocar danos ao meio ambiente e aos recursos naturais. Com o objetivo de implantar esses conceitos na agricultura familiar, responsável por 70% da produção agrícola no país, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG - apresentou as bases de ação do Programa Especial de Agroecologia e Produção Orgânica. 

O programa está alinhado às propostas das políticas federais e estaduais sobre agroecologia e agricultura orgânica e tem como foco principal a agricultura familiar. "As ações devem buscar a melhoria da qualidade de vida da população rural aumentando a produtividade e a rentabilidade dos agricultores", destacou o pesquisador do EPAMIG Paulo César de Lima, coordenador do programa.  


O objetivo é desenvolver ações baseadas na prospecção de demandas por meio de metodologias participativas. "Chegou o momento de a pesquisa se aprofundar neste tema e trazer a sociedade civil para a discussão. Temos um compromisso na proposição e difusão de alternativas para o desenvolvimento rural sustentável", afirmou o presidente da EPAMIG, Marcelo Lana, em solenidade realizada nesta quinta-feira (27), na Sede da Empresa, em Belo Horizonte. 

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Silva, destacou este como um novo momento da agropecuária em Minas. "A agricultura familiar está se posicionando com um importante pilar para a segurança alimentar", afirmou. O presidente do Consea - MG, Dom Mauro Morelli, ressaltou que os 130 municípios que integram o programa estruturador "Cultivar, nutrir e educar" já superaram a meta de utilizar na merenda escolar 30% de produtos da agricultura familiar. "O Estado de Minas é pioneiro ao criar uma lei de segurança alimentar e nutricional e está se firmando no apoio à agricultura familiar. Hoje 20% de todo alimento adquirido pelo Governo do Estado é fornecido por pequenos produtores", afirmou. 

As bases de ação do Programa Especial foram elaboradas em conjunto com um grupo técnico consultivo com a participação de 13 instituições (cinco governamentais e oito entidades de classe e sociedade civil) nomeado pela Seapa. Também compareceram à solenidade representantes de instituições parceiras e de entidades ligadas à agricultura familiar e à segurança alimentar. 
  
Agroecologia na EPAMIG 

O sistema agroecológico auxilia na preservação ambiental, reduz a aplicação de insumos industrializados e com isso diminui o custo de produção. Além disso, o cultivo orgânico eleva em 30% o valor do produto final em comparação aqueles que utilizam agrotóxicos e defensivos agrícolas. 

Nos últimos anos, a EPAMIG desenvolveu vários projetos de pesquisa envolvendo o cultivo orgânico e a preservação ambiental. Experimentos realizados nas unidades regionais Zona da Mata, Centro-Oeste e Norte de Minas têm sido bem sucedidos no cultivo de hortaliças convencionais e não-convencionais, café, morango, banana, pimenta, dentre outras culturas. "As atividades em agroecologia tem crescido gradativamente e a perspectiva é que continuem aumentando, uma vez que um parecer da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura aponta a prática como a principal alternativa para o combate a fome e a segurança alimentar", completa Paulo Lima. 


Fonte: Epamig

Nenhum comentário: