quarta-feira, 22 de abril de 2015

Construção de 133 barreiros garante melhorias para o semiárido mineiro


A Ruralminas trabalha na construção de 133 barreiros, pequenas barragens de terra construídas para a captação de águas de chuvas, que irão beneficiar cerca de 650 famílias na região Norte de Minas. Essa ação faz parte do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água – Água Para Todos, em parceria com o Ministério da Integração e Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor). A previsão é que a construção de todos os barreiros esteja pronta até setembro deste ano. Atualmente cerca de 80% das obras estão em fase final de construção.

Esse programa tem como objetivo promover a implementação de ações que garantam o acesso à água para comunidades rurais, em que os habitantes estejam em situação de vulnerabilidade social. Com a construção dos barreiros as comunidades podem usar a água de chuva acumulada para abastecimento próprio, tratamento de animais e cultivo de pequenas plantações, além de contribuir para a recarga do lençol freático.

Os municípios contemplados declararam situação de emergência e ou calamidade causados por estiagem nos anos de 2003 a 2012, conforme estabelecido pelo programa. Nesta etapa, foram escolhidos os municípios de Capitão Enéas, Cristália, Francisco Sá, Fruta de Leite, Grão Mogol, Indaiabira, Josénopolis, Ninheira, Novorizonte, Padre Carvalho, Rio Pardo de Minas, Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso, Taiobeiras e Vargem Grande do Rio Pardo.

Para o coordenador do projeto pela Ruralminas, Luiz Flávio Farnezi, a ampliação do programa é de extrema importância para o Estado. “A sequência desse trabalho deve ser vista como uma ação permanente”. O semiárido mineiro conta com mais de 200 municípios e há muitas famílias que precisam de atendimento. Água é vida e só quem fica sem água, tem a correta dimensão do quão importante é esta dádiva de Deus”, afirma.

Em Minas Gerais o programa de construção de pequenas barragens teve início em 2009 com recursos os disponibilizados pelo FHIDRO (Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais), com a construção de pequenas barragens executadas com as máquinas da Ruralminas.


Fonte: Seapa/MG.

Nenhum comentário: