segunda-feira, 18 de maio de 2015

Governo Federal reforça empenho na revitalização do São Francisco


O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, reforçou no dia 08/05), em Pirapora (MG), o empenho do governo federal na elaboração do plano para revitalização da bacia do rio São Francisco nos próximos 10 anos. Occhi participou de seminário promovido pela comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o Projeto de Integração do Rio São Francisco.

 

O plano foi solicitado no final de abril pela presidenta de República, Dilma Rousseff, aos ministérios de Integração Nacional e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Segundo Gilberto Occhi, os recursos para a revitalização serão permanentes. "Estamos preocupados em levar água para 12 milhões de brasileiros do Nordeste que sofrem com a seca e em trabalhar pela nascente do São Francisco."

Gilberto Occhi informou que a empreendimento já está com 73,7% de execução física e garantia nove mil empregos diretos no mês de março. Falou também sobre os projetos ambientais da obra, em que já foram investidos quase R$ 1 bilhão.

O ministro acrescentou ainda que serão construídas 18 vilas produtivas para beneficiar 845 famílias que moravam próximas ao rio. Segundo Gilberto Occhi, a previsão de conclusão do projeto é 2016. "Vamos concluir o mais rápido possível as obras de integração do São Francisco e suas obras associadas. É uma luta permanente para salvar o rio", completou.

Na abertura do seminário, o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, explicou que as ações de revitalização têm três vertentes: o saneamento ambiental para a despoluição da calha do rio; o Programa Água para Todos, que prevê a implantação de cisternas para levar água potável à população; e o processo erosivo para proteção de barragens e nascentes. Segundo Vaz, R$ 2,2 bilhões estão aprovados para essas ações e, deste total, 74% já foram pagos.

Já o prefeito de Pirapora, Léo Silveira falou sobre a importância do rio São Francisco para a população do município. "Pirapora e o rio são uma unidade indivisível. Não há a como diferenciar as cidades ribeirinhas do São Francisco. Isso é uma unidade que nos da força e nos faz viver com dignidade", disse.

Ao chegar ao Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira em Pirapora, o ministro participou com estudantes do plantio de mudas de árvores no jardim à beira do rio São Francisco. "Essa ação representa uma simbologia da revitalização permanente do rio. Espero que nos próximos anos os estudantes continuem ajudando nas ações de revitalização", observou.

Comissão Externa

Em 24 de março deste ano, o ministro Gilberto Occhi participou de audiência pública sobre o rio São Francisco na Câmara dos Deputados e se comprometeu a realizar apresentações frequentes para os integrantes da comissão. O seminário representa a primeira reunião da  Comissão Externa sobre a Transposição e Revitalização da Bacia do Rio São Francisco fora de Brasília.   




Nenhum comentário: