sexta-feira, 15 de abril de 2016

Governo de Minas Gerais vai promover a segurança alimentar em acampamentos da reforma agrária

Foi lançado nesta sexta-feira (1/4) o Plano Emergencial de Promoção da Segurança Alimentar e da Economia Popular Solidária, que pretende  auxiliar 4 mil famílias em 77 pré-assentamentos e acampamentos da reforma agrária. O objetivo é fazer com que essas famílias possam começar a produzir seus próprios alimentos e comercializar o excedente. A ideia é que isso seja feito com técnicas agroecológicas, cultivo de sementes crioulas (sementes tradicionais mantidas e selecionadas por agricultores tradicionais), implantação de 40 cozinhas comunitárias e criação de seis feiras regionais de comercialização.

Orçado em R$ 4.232.365, o convênio é uma parceria da Sedese e da Cáritas e pretende incentivar o cooperativismo entre os trabalhadores rurais. “Essas famílias logo vão ser assentadas e vão ter o crédito Pronaf, que tem juros e as pessoas podem ficar inadimplentes. Por isso estamos incentivando que os beneficiados com o Plano trabalhem em conjunto. Os R$ 500 de cada família podem parecer pouco, mas se elas juntarem as quantias conseguem fazer projetos maiores e mais sustentáveis,” explicou o secretário regional da Cáritas de Minas Gerais, Rodrigo Vieiras.

As famílias vão receber o crédito de forma indireta. Primeiro elas escolhem a área de produção: criação de pequenos animais, lavouras ou hortas. A partir disso, os trabalhadores elaboram um projeto com o que pretendem fazer e os orçamentos e recebem os materiais necessários para seus empreendimentos. “Durante todo esse processo vamos ter técnicos envolvidos para auxilia-los. Além disso, vamos realizar seis cursos regionais e 160 oficinas nas 44 cidades envolvidas,” explica Rodrigo.

O evento de lançamento contou com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão; do subsecretario de trabalho da Sedese, Antônio Lambertucci e representantes da Secretaria de Estado de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Secretaria de Estado de Planejamento de Gestão e da Cáritas Brasileira.

Pobreza Rural

O secretário de Estado e Desenvolvimento Social, André Quintão, comemorou o lançamento. “Combater a pobreza rural é um dos principais objetivos da Sedese e hoje é um dia muito importante para isso. As pessoas que estão em pré-assentamentos e acampamentos vivem em condições precárias e esse programa pretende mudar essa realidade. Produzir e consumir alimentos de qualidade e sem agrotóxico e ainda vender o excedente é uma melhora na qualidade de vida muito importante para estas pessoas,” afirmou André Quintão.

Os 77 assentamentos estão localizados em 47 municípios: Almenara, Machacalis, Felisburgo, Jequitinhonha, Novo Cruzeiro, Salto da Divisa, Teófilo Otoni, Itaipé, Itanhomi, Tumiritinga, Resplendor, Governador Valadares, Jampruca, Campanário, Matias Lobato, Santa Maria do Suaçuí, Frei Inocêncio, Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Goianá, Patrocínio, Vazante, Patos de Minas, Coromandel, Campo do Meio, Uberlândia, Monte Alegre, Uberaba, Araguari, Pará de Minas, Bambuí, Nova União, Betim, Nova União, Unaí, Varzelândia, Pedra de Maria da Cruz, Jordânia, Fronteira, Baldim, Bonfinópolis, Guarda Mor, Campina Verde, Capelinha, Joaíma e Gameleiras.



 

Nenhum comentário: