quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Encontro discute atuação de políticas públicas de apoio para as Micro e Pequena Empresas em Minas Gerais


José Ricardo da Veiga, secretario Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), ligado à Presidência da República, recebeu, nesta quinta-feira (04) representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) de Minas Gerais para discutir a execução de políticas públicas de apoio às micro e pequenas empresas (MPE) e ao empreendedorismo. Em pauta, projetos que estimulam a articulação e criação de um Pacto Nacional para a Micro e Pequena Empresa, proposto pela SEMPE, cujo objetivo é atuar em articulação com diferentes órgãos de todo país no direcionamento das políticas de apoio a MPEs.
 
Outro tema levantado no encontro, realizado em Brasília, foi a execução de programas focados na retomada da confiança e da atração de novos investimentos. A ideia é difundir ações junto aos empresários para estimular o crescimento, mesmo dentro do quadro de crise econômica. A representante da SEDE, na reunião, Camila Andrade Câmara, discutiu iniciativas que possam ser trabalhadas em Minas Gerais. “Estamos falando de um público alvo muito significativo, de grande relevância para a economia do Estado, portanto, é fundamental que o Governo de Minas Gerais invista em iniciativas para propiciar um ambiente favorável aos empreendedores e pequenos empresários”, afirma Camila.
 
Outros projetos em prol empresariado discutidos foram a prestação de serviços gratuito por meio de universidades credenciadas, para que alunos de Administração e Ciências Contábeis possam acompanhar os empresários na análise da viabilidade do empreendimento, abertura e registro das empresas, criação de plano de negócios, controle do fluxo de caixa, e etc. A ideia é que Minas Gerais também passe a oferecer serviços como o do portal Empresa Simples, cuja atuação ainda se restringe ao Distrito Federal (www.empresasimples.gov.br), que auxilia o empreendedor no registro de empresa, execução do fisco e concessão do licenciamento ambiental, tudo em um mesmo lugar.


Fonte: Sede

 

Nenhum comentário: