segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Programa de apoio à agroindústria familiar impulsiona fabricação de mel no Jequitinhonha

Situada no município de Jequitinhonha, na área de abrangência da Coordenadoria Regional de Almenara do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), a agroindústria Mel Babilônia, após aderir ao Programa de Apoio à Agroindústria Familiar de Pequeno Porte, aumentou em mais de quatro vezes a sua produção, que passou de 400 quilos de mel para 1,88 tonelada por ano.
 
Hoje, a empresa comercializa seus produtos em Belo Horizonte, além de Jequitinhonha e Joaíma, na região do Jequitinhonha. “Atribuo o sucesso de vendas da Mel Babilônia à maior credibilidade e confiança por parte do consumidor após me cadastrar junto ao IMA”, disse o proprietário Santos Martins Prates, que conta com a assistência do instituto desde 2013.
 
O representante de Educação Sanitária e Apoio à Agricultura Familiar (Resaf) Paulo Roberto Gama, da Coordenadoria Regional de Almenara, informa que a Mel Babilônia está no oitavo mês do termo de compromisso com o IMA. “Quando fiz a primeira visita, a Mel Babilônia nem possuía a casa do mel, onde o produto é beneficiado”, comenta.
 
Segundo Gama, no início do programa o IMA realizou um diagnóstico junto a todas as agroindústrias familiares no Estado em parceria com o MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário). “Foi preciso mostrar aos agricultores, por exemplo, os pontos de contaminação no processo produtivo,  trabalhando de acordo com as normas da Portaria 1252 do IMA que aprova as normas técnicas para estabelecimentos rurais de pequeno porte. Ressaltamos, entre outros procedimentos, a importância de cercar a área de produção para evitar a entrada de animais no empreendimento”, observa.
 
Adequada às normas sanitárias, hoje a Mel Babilônia comercializa também por meio do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e vende para uma escola estadual da cidade de  Jequitinhonha.
 
Segundo Paulo Roberto, entre as adequações que a Mel Babilônia necessitou fazer para atender às normas sanitárias previstas na legislação está, por exemplo, a aquisição de equipamentos para atender as recomendações do Programa. A agroindústria de mel, assim como todas as agroindústrias cadastradas no IMA e que comercializam outros produtos, têm que atender às mesmas exigências da Portaria 1252 em relação à localização, construção, equipamentos e utensílios utilizados no processo de produção. “A diferença é que no caso do mel o produto já embalado pode ser estocado em temperatura ambiente, diferentemente dos laticínios que necessitam refrigeração em uma câmara fria”, explica.
 
Gama destaca a importância das parcerias com diversas entidades para a condução e os bons resultados do Programa, citando o SISTEMA FAEMG e as instituições a ela ligadas, o INAES e o SENAR MINAS. Importante também a parceria da Seda (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário) que, inclusive, assinou recentemente um novo convênio com o IMA para dar suporte às ações de educação sanitária e apoio à agroindústria familiar.


Fonte: Sistema FAEMG

Nenhum comentário: