quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Parceria entre Sedinor/Idene e Instituto Espinhaço vai fortalecer ações ambientais no Norte e Nordeste de Minas Gerais


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), e seu órgão operacional, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), firmaram parceria com o Instituto Espinhaço para potencializar programas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável, a conservação da natureza e a valorização e proteção dos patrimônios naturais e culturais dos municípios da área de atuação do sistema Sedinor/Idene.

Em reunião nesta semana, ficou definido que será realizado um estudo para unir programas e ações do sistema Sedinor/Idene com projetos do Instituto Espinhaço. A ideia é promover à conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, em especial, a flora, a fauna, as águas, o solo, o ar, além de propor atividades que visem obter crescimento econômico, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social.

A parceria também irá estimular o uso adequado de recursos minerais e desenvolver ações para a conservação das paisagens e dos monumentos naturais existentes nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais.

Para o diretor de Captação, Qualificação e Inclusão Regional do Idene, Davidson Barbosa, o projeto promoverá melhorias das comunidades rurais de 28 municípios. “Por meio de capacitação, visitas técnicas, produção sustentável e principalmente do aproveitamento das potencialidades da região, vamos valorizar a riqueza local e promover o desenvolvimento”, disse.

Já o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio, falou sobre a importância da parceria. “As ações que o sistema Sedinor/Idene vem articulando são fundamentais para as regiões mais necessitadas do estado de Minas Gerais. A ideia é que com a integração de esforços possamos otimizar gasto público e ter mais resultado, mudando a vida de quem mais precisa”, concluiu.

O Instituto Espinhaço já firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), para implantação do projeto “Plantando o Futuro”, que levará aos municípios da área de atuação do sistema Sedinor/Idene a integração das politicas públicas do Estado, com o objetivo de fortalecimento das ações com a integração dos projetos e planos para o território.

A ação irá contemplar as cidades de Alvorada de Minas, Augusto de Lima, Bocaiúva, Buenópolis, Carbonita, Carmesia, Couto Magalhães de Minas, Datas, Engenheiro Navarro, Felício dos Santos, Francisco Dumont, Itamarandiba, Joaquim Felício, Materlândia, Monjolos, Olhos D´Água, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Santo Hipólito, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Senhora do Porto, Serra Azul de Minas e Serro.

Primeiro passo

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, será realizado o workshop Sementes do Futuro, que contará com a participação de órgãos governamentais e entidades, e discutirá a propagação de espécies nativas e os novos cenários e oportunidades para o desenvolvimento dos territórios a partir da restauração de paisagens florestais, geração de conhecimento e economia criativa.


Fonte: SEDINOR

Nenhum comentário: