quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Ações de revitalização em Minas são apresentadas pela Codevasf durante seminário de apicultura

Mais de R$ 700 milhões foram investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em ações que promovem a revitalização do trecho mineiro do rio São Francisco na última década. O trabalho foi lembrado pelo superintendente regional da Companhia, Rodrigo Rodrigues, na abertura do 14º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, em Montes Claros. O evento foi realizado nesse 4 de outubro, dia em que o descobrimento do Rio São Francisco completou 516 anos.

Nos últimos 10 anos, em Minas Gerais – onde o rio nasce, na Serra da Canastra –, a Codevasf, em conjunto com o Ministério da Integração Nacional, realizou uma série de ações voltadas para conservação e recuperação do Velho Chico. São iniciativas que integram o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, executado em 162 dos 240 municípios da área de atuação da superintendência regional da Companhia em Minas Gerais, sediada em Montes Claros.

Mais de 9 milhões de pessoas foram beneficiadas com as ações, que incluem implantação de sistemas de esgotamento sanitário, proteção de nascentes, cercamento de matas ciliares e de topos de morros, adequação de estradas vicinais e implantação de terraços e bacias de captação de enxurrada, entre outras. “São ações empregadas com o objetivo de conter a erosão, diminuir as enxurradas e reduzir o assoreamento de áreas de veredas e cursos d'água que vão abastecer o rio São Francisco, como também de recuperar, conservar e preservar áreas em situação de vulnerabilidade ambiental. Elas têm como uma de suas consequências a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para usos diversos”, explicou Rodrigo Rodrigues. “Não podemos desistir do rio São Francisco. É preciso a união de todos os entes para salvarmos o rio. Conclamo a todos a se juntarem ao governo federal nessa luta em prol da revitalização desse importante rio, que ainda é o rio da integração nacional”, frisou o superintendente regional da Codevasf.

Fonte: Codevasf

Nenhum comentário: