quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Presidente da Codevasf vistoria obra do Projeto Jequitaí no Norte de Minas

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, vistoriou as obras do Projeto Jequitaí, em Minas Gerais, como parte da agenda de trabalho no estado em outubro. O empreendimento de uso múltiplo da água está sendo executado pela Companhia e faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. 

Avelino Neiva afirmou que a obra hídrica é a maior prioridade para a região. “Ela vai garantir o abastecimento de diversos municípios, inclusive Montes Claros. Com esse importante empreendimento, a Codevaf vai levar mais desenvolvimento para o Norte de Minas. Estamos dando prioridade ao andamento desse projeto considerado estratégico para a região”, explicou durante a visita às obras.

Entre as finalidades do projeto, que prevê a construção de duas barragens, destacam-se o abastecimento humano; a irrigação; a regularização de vazões e controle de cheias; e a geração de energia elétrica.

Na avaliação de Adelson Toledo de Almeida, secretário executivo da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco, o Projeto Jequitaí tem grande importância em diversos aspectos, como social, econômico e ambiental. “Entendemos que o processo é longo e existem questões passíveis de serem solucionadas, como a questão ambiental. Estamos confiantes no andamento desta nova etapa da obra”, afirmou.

Para a retomada da construção da barragem Jequitaí I, uma série de ações já está em andamento. A Codevasf realiza processo licitatório para contratação de empresa de engenharia para adequação dos projetos de três pontes no trecho da rodovia MG-208, que ligam Francisco Dumont a Jequitaí e estão inseridas na área de inundação da futura barragem. Além disso, está finalizando o projeto executivo da obra – que contempla, entre outros itens, o detalhamento da proteção das áreas degradas.

“A visita ao Projeto Jequitaí foi muito importante para o presidente Avelino definir as ações prioritárias para o andamento das obras desse empreendimento. A proposta dele de mobilizar os técnicos da Codevasf e realizar ainda neste ano essa licitação vem ao encontro dos anseios de toda a comunidade norte mineira”, comentou o superintendente regional da Companhia em Minas, Rodrigo Rodrigues.

Também participaram da vistoria o diretor da Área de Empreendimentos de Irrigação, Napoleão Casado, os assessores da Presidência da Codevasf Guilherme Almeida, Athadeu Ferreira e Allan Vinícius Barbosa, além do chefe de Gabinete da Superintendência Regional em Minas, Fernando Britto.

Fonte: Codevasf

Nenhum comentário: