JANAÚBA (Oliveira Júnior) – Com a falta de chuva e o calor intenso, o volume de água na barragem do Bico da Pedra, entre os municípios de Janaúba, Nova Porteirinha, Porteirinha e Riacho dos Machados, continua a diminuir gradativamente durante os últimos dias.
Segundo apurou a reportagem, esta redução tem sido em média de dois centímetros por dia, conforme anotações da empresa responsável pelo seu monitoramento.
Atualmente, a água da represa é usada para abastecer as cidades de Janaúba e de Nova Porteirinha, além do leito do rio Gorutuba e para a irrigação dos projetos Gorutuba, em Nova Porteirinha, e Lagoa Grande, em Janaúba.
Na última sexta-feira, 4/1, e a manhã de terça-feira, 8/1, o nível de água da barragem do Bico da Pedra diminuiu em 10 centimetros. Já neste mês de janeiro a quantidade de água na represa abaixou em 15 centímetros – meio metro – entre o dia 1º de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013.
O volume de água da barragem de Janaúba está 3,35 metros acima do ponto crítico o que levaria a mudança radical na captação de água na represa. Numa comparação ao dia 8 de janeiro de 2012, hoje o nível de água na barragem do Bico da Pedra está 4 metros mais baixo.
Fonte: Jornal O Norte de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário