sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Minas Sem Fome beneficia famílias de Mantena, região Leste de Minas Gerais




Estimular a implantação de hortas e lavouras de milho. Esse é o objetivo da Emater-MG em parceria com a Prefeitura de Mantena, região Leste de Minas Gerais, com a distribuição de kits de horta e sementes de milho. A doação, que aconteceu no mês de novembro, beneficiou 530 famílias  e foi possível por meio do programa Minas Sem Fome. 

No total foram entregues 400 kits de horta com sementes de quiabo, cenoura, beterraba, alface, repolho e abóbora. Quatrocentas famílias receberam os kits. O material será utilizado para implantação de hortas individuais. Dessa forma, as famílias beneficiadas poderão reduzir despesas com a compra de hortaliças e consumir alimentos de qualidade diariamente.

“O objetivo é tornar o consumo de hortaliças cada vez mais frequente de maneira que não falte alimentos ricos em vitaminas na mesa do agricultor mineiro e, de preferência, plantado pelas próprias famílias”,  afirma a extensionista Tânia Carvalho Coleta.

Também foram distribuídos 1.300 quilos de sementes de milho para 130 famílias. Os grãos serão plantados no mês de novembro e deve ser colhido em fevereiro. O milho será utilizado para consumo das famílias e para a alimentação complementar do gado e suínos.

A extensionista da Emater-MG explica que a doação de sementes aconteceu em boa hora, pois o mês de novembro é tradicionalmente época de plantio de milho. “ Quem não plantar agora terá que esperar até março do ano que vem. Se não tivessem recebido as sementes este ano, os agricultores estariam gastando muito para plantar milho”, disse Tânia Carvalho Coleta.

Minas Sem Fome

O Minas Sem Fome é uma iniciativa do governo de Minas e executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, por meio da Emater–MG, com apoio das prefeituras. O objetivo é implementar ações que contribuam para a inclusão da população de baixa renda no processo produtivo, especialmente agricultores familiares. O programa incentiva a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando a melhoria de suas condições de segurança alimentar e nutricional. A Emater–MG é responsável pela mobilização dos agricultores, assistência técnica, compra e distribuição dos insumos.



Fonte: EMATER/MG


Nenhum comentário: