sexta-feira, 12 de julho de 2013

Agricultores familiares expõem produtos e garantem lucro



Durante a 39ª Edição da Expomontes, realizada em Montes Claros/MG, agricultores de 10 municípios participaram da 3ª Feira de Agricultura Familiar, realizada desde 2011. Nas barracas foram expostos produtos alimentícios e artesanatos. O evento foi realizado através de uma parceria entre a Emater com a Sociedade Rural, e a expectativa é que foram movimentados R$ 100 mil em negócios durante a feira.
 

Ao todo, 38 famílias participaram da feira. Esse é o caso do agricultor Joaquim dos Santos. Ele é da comunidade Caiçara, em Glaucilândia, que fica a 30 quilômetros de Montes Claros (MG). Na barraca, ele ofereceu produtos como paçoca, sucos e doces, mas ele afirmou que tinha um produto especial. “Tenho o chá de milho, que é muito bom. Desde o início da exposição já vendemos 40 litros", afirmou o agricultor.
 

Alguns agricultores afirmaram que a expectativa foi superada com a feira. Produtores de mel, da cidade de São Francisco, tiveram que repor o estoque que trouxeram, pois quase tudo foi vendido antes do terceiro dia da feira. “O nosso mel é de qualidade. Viemos para a feira divulgar nosso produto, e depois que as pessoas experimentam, a credibilidade aumenta”, disse Juarez Batista Cordeiro, presidente da Associação de Apicultores de São Francisco.

Quem coordenou as atividades da feira foi a Emater. Segundo o coordenador e engenheiro da instituição, Robson Danilo, os agricultores que participaram não podiam usar agrotóxicos em seus produtos. “Dentro do espaço da feira não é permitida a venda de produtos industrializados”, disse.


Na edição deste ano, o número de expositores aumentou de 21 para 38 dentro da feira. Para o presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, os resultados da feira foram gratificantes. “Aqui os pequenos e médios produtores ficam ao lado dos grandes. Isso é uma integração que fazemos”, afirmou.

O artesanato também foi uma atração que chamou a atenção dos visitantes. Foram tapetes, bordados, peças de decoração, entre outros. Magda Oliveira veio de Nova Esperança e todos os anos vem mostrar seus trabalhos. “Fiquei feliz, pois minhas bonecas foram até escolhidas para estar no cartaz de divulgação da Emater”, disse a artesã.


Fonte:  G1.globo.com


Nenhum comentário: