segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Construção de curral no norte de Minas


Numa propriedade rural, que trabalhe com a criação de bovinos de corte ou leite, seja ela grande ou pequena, é indispensável a existência de um curral. O treinamento, com o objetivo de orientar o produtor a construir a benfeitoria, foi realizado no Haras HP em Montes Claros, pela primeira vez no estado.

O curso, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e SENAR MINAS, contou com a participação de oito produtores e trabalhadores rurais, que receberam orientações desde a fixação dos mourões até o acabamento.
 
Segundo o gerente regional do SENAR em Montes Claros, Dirceu Martins, o treinamento vai permitir ao participante que ele mesmo construa o curral de sua propriedade, investindo apenas na madeira e dobradiças. Uma economia significativa, pois a construção de um curral convencional de 25 metros quadrados, conforme apuração do mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, Osmani Barbosa Neto, pode custar até R$ 8 mil.

“A madeira de reflorestamento, usada nos treinamentos, é protegida contra fungos e insetos, tem o preço mais em conta e pode durar até 20 anos”, diz o gerente. Segundo Dirceu, o grande ganho com este tipo de curral, além de financeiro, é ambiental. “Grande parte dos currais construídos no norte de Minas utiliza madeira de Aroeira, espécie ameaçada de extinção e hoje protegida por lei”.

Para os instrutores, Anderson Pinto Botelho e Vandeir Santos Vieira, o treinamento oferecido pelo SENAR MINAS permite facilidades na formação de mão de obra, pois a madeira roliça possibilita a padronização dimensional das peças e dos encaixes, facilitando o aprendizado dos alunos. Permite Também maior racionalização de recursos e melhor custo benefício.

Conforme os produtores, Hélio Pinheiro e Felisberto Costa, o curral é uma das instalações mais importantes na propriedade, pois é usado na vacinação, apartação, castração, ordenha, ferragem, contenção e tratamentos veterinários.

Sebastião Frões Souza, carpinteiro de profissão, trabalha com construção de cercas, telhados, galpões, dentre outros, mas nunca tinha construindo um curral. Ficou impressionado com as facilidades proporcionadas pelas orientações repassadas no treinamento. “Nunca pensei que pudesse construir um curral sem a ajuda de ninguém. Estou encantado com esta possibilidade”.


Fonte: FAEMG.

Nenhum comentário: