quinta-feira, 11 de abril de 2013

Defesa Civil de MG promove Seminário sobre Tremores de Terra, em Montes Claros, com especialistas japoneses


No dia 18/03/2013 (segunda-feira), o Gabinete Militar do Governador, por meio de sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, promoveu em Montes Claros o Seminário Brasil-Japão: Tremores de Terra, no auditório da 11°RISP (Região Integrada de Segurança Pública).

 
Durante o evento, técnicos da Defesa Civil de Aichi, Professores da Universidade de Nagoya e voluntários em defesa civil do Japão falaram sobre a própria experiência com abalos sísmicos. Além de estreitar as relações entre o Estado de Minas e a Província de Aichi (Japão), o seminário teve o intuito de capacitar os integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e a Sociedade Civil, principalmente para a prevenção e preparação para terremoto.
 
Segundo o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Luis Carlos Dias Martins, os japoneses apresentaram uma série de atividades, dinâmicas de grupo, que deve agora ser realizada com a comunidade, iniciando nas escolas.  Sabemos que os tremores no Brasil são fenômenos poucos conhecidos e ao mesmo tempo as ações de prevenção são pouco praticadas.

 
Para Chiaki Kobayashi, representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), as experiências vivenciadas pelos japoneses podem ajudar os brasileiros a enfrentar os tremores. "É nosso dever repassar nossas experiências com os desastres naturais para outros países. Acreditamos que assim possamos ajudá-los a superar os desatres", diz.
 
Segundo o Coronel, a vinda dos professores japoneses faz parte de uma série de ações tomadas pela Defesa Civil Estadual. “Em 2012, professores da Universidade de Brasília vieram até a cidade para explicar o que eram os tremores. Em seguida foram instalados sismógrafos na cidade para entender os abalos, e agora as palestras do seminário foram voltadas para a prevenção dos tremores. Todos nós entendemos que ações preventivas junto à comunidade de Montes Claros são fundamentais para que a população possa conviver com esse novo fenômeno que tem causado certo temor na população.” Disse o Chefe do Gabinete Militar.
 
Produzido em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e com a Prefeitura Municipal de Montes Claros o evento contou com a participação de 250 pessoas.


Fonte: DEFESA CIVIL

Nenhum comentário: