quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mulheres apostam na produção de móveis de bambu

O sonho da produtora Maria Helena Soares Neves, 51 anos, que já trabalha com artesanato na Associação das Bordadeiras de Riacho da Porta, era aprender a fazer móveis de bambu, principalmente cadeiras, para colocar as almofadas que ela borda a mão.
 
Os planos se concretizaram depois que participou do curso de Fabricação Artesanal de Móveis de Bambu, no Reassentamento de Riacho da Porta, município de Olhos D´água, numa parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Bocaiúva e SENAR MINAS. Animada, Maria Helena conta que vai comercializar as almofadas na Agriminas, Feira da Agricultura Familiar, que ocorre em Belo Horizonte em agosto.
 
 
Maria Nazaré Pereira de Jesus, 47 anos, sempre morou na zona rural, trabalhando na capina e ordenha de vacas. Ela se achava incapaz produzir peças artesanais, até participar dos cursos do SENAR. “Primeiro aprendi a bordar e tecer, depois a pintura em tecidos e agora a fazer móveis de bambu”.
 
Dentre as orientações do instrutor, Renderson Alves da Silva, elas aprenderam o processo de criação dos móveis, colheita do bambu, corte, tratamento dos cortes, montagem da peça e acabamento.
 
Maria Nazaré pretende incorporar a produção de peças de bambu as suas atividades com o artesanato, pois já tem boa clientela e muitas encomendas. “Com mais esta atividade, pretendo aumentar a minha renda e ajudar mais o meu marido nas despesas com a nossa família.”

 
Fonte: FAEMG


Nenhum comentário: