(foto:
Ascom Unimontes)
|
O Governo do Estado, as representações legislativas em níveis estadual e federal e as Universidades trabalharão em conjunto para acelerar o processo de consolidação do sistema mineiro de instituições públicas de ensino superior. Nele, estão inseridas a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
A proposta neste sentido foi apresentada na tarde desta sexta-feira (16/01), em reunião no campus-sede do reitor da Unimontes João dos Reis Canela e pró-reitores com o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), deputado Paulo Guedes, e o deputado federal Wadson Ribeiro – e assessores.
Para alinhar demandas nas áreas de inovação, financiamentos, pós-graduação e auxílio estudantil, dentre outros pontos, a sugestão é para que sejam realizados entre janeiro e março encontros técnicos entre as universidades, deputados e representantes do Estado e, em seguida, audiências com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Correa, e com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.
“Desde então, vamos fomentar o diálogo pleno com as universidades, em especial a Unimontes, para o fortalecimento e ampliação das parcerias e convênios”, pontuou o secretário Paulo Guedes, que prevê também a necessidade de fortalecimento dos campi avançados em cidades da área de abrangência de sua secretaria, no Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. “A sintonia precisa ser permanente para novos avanços”, completou.
O deputado federal Wadson Ribeiro ressaltou que, diante dos avanços alcançados pela Unimontes nos últimos anos, é indispensável uma maior sustentação e amparo ao projeto de crescimento da Universidade no ensino, pesquisa e na extensão. “Esta proposta de trabalho coletivo é prioridade para que as universidades estejam próximas da autonomia. Isto permitirá a ascensão definitiva da Unimontes, que já possui um prestígio considerável nos organismos de fomento como a própria Sectes, CNPq, FINEP, Capes e o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, ressaltou.
O reitor João Canela esteve acompanhado por pró-reitores e integrantes da gestão durante a reunião e disse que a proposta apresentada pelas lideranças dará maior visibilidade à importância da Unimontes no contexto regional, com influência determinante em praticamente todos os setores sociais e econômicos. “Estamos inteiramente à disposição para reforçar todo e qualquer projeto que estimule as melhorias da política estadual de ensino superior”.
Fonte: Unimontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário